A grande diversidade de brinquedos, pouca informação e falta de tempo dos pais gera uma dificuldade em selecionar os melhores brinquedos para os seus filhos.
Existem muitos brinquedos inovadores no mercado que encantam as crianças e até mesmo os pais, mas seu elevado custo limita o acesso aos mesmos.
Um ou dois meses é o tempo médio que uma criança demora a explorar todo o potencial de um brinquedo. Passado esse tempo, elas perdem o interesse por eles, necessitando de novos estímulos, o que pressiona os pais a comprar novos brinquedos periodicamente. Essa rotina de compras se torna uma tarefa cansativa e dispendiosa, além de colaborar com o consumismo irracional e com o desperdício.
O consumidor brasileiro tem se mostrado cada vez mais preocupado com o consumismo irracional, o desperdício e a aquisição e o uso de produtos e serviços sócio-ambientalmente sustentáveis.
Cada vez as pessoas se sentem com menos tempo e com mais coisas para fazer. Assim buscam uma forma de otimizarem seu tempo afim de poder conciliar todas as atividades profissionais e pessoais. Um exemplo disso é aumento de compras pela internet.
A pressão por comprar novos brinquedos algumas vezes gera até uma dificuldade de encontrar um lugar para armazenar a grande quantidade de brinquedos que seja acessível à criança.